SIMULAÇÃO DE NEGÓCIOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATIVA PARA FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR DO SÉCULO XXI
Resumo
O objetivo desta pesquisa é identificar, sob a percepção dos estudantes formandos em Administração de Empresas, pareceres sobre o uso de um simulador de negócios para o processo de ensino-aprendizagem. Dado o contexto tecnológico e complexo que os jovens estudantes têm contato, neste século XXI, estratégias de ensino-aprendizagem ativas, como learning by doing, tornam-se aliadas importantes para melhor formar os futuros gestores empresariais. Esta técnica tem como estratégia oferecer aos estudantes a oportunidade de desenvolverem suas habilidades por meio de um simulador de negócios que permite aos usuários atuarem em um cenário real, com acompanhamento de performance e possibilidade de aprimoramento. Para isso, foi realizado estudo em uma disciplina dedicada à simulação Marketplace, com método qualitativo e uso das técnicas da observação e aplicação de questionário. São nítidas as vantagens percebidas pelos estudantes com o uso do simulador, sem deixar de demonstrarem limites pessoais, do professor intermediador e da própria ferramenta.