PROCESSOS DE AVALIAÇÃO ONLINE EM UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UAB: ASPECTOS QUE REFORÇAM A NECESSIDADE DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD ONLINE NAS IES PÚBLICAS DO BRASIL

  • Domício Magalhães Maciel
  • Rosana Giaretta Sguerra Miskulin

Resumo




O presente trabalho objetiva apresentar alguns aspectos de processos de Avaliação online revelados na pesquisa de Doutorado do seu primeiro autor, recentemente concluída. Traz o debate sobre a formação inicial de professores no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Apresenta sucintamente os referenciais teóricos sobre a Avaliação Formativa no contexto de um ambiente online, que serviram de base para analisar os dados obtidos na investigação ora apresentada, de modo parcial. Metodologicamente, a pesquisa se sustentou em referenciais da Pesquisa Qualitativa e da Análise de Conteúdo, com vistas à coleta de dados e sua interpretação, sobre os processos de Avaliação online no contexto de uma disciplina de Pré-Cálculo de um curso de Licenciatura em Matemática da UAB. Alguns aspectos evidenciados na pesquisa, como Participação periférica dos Tutores online, Integração Professor e Tutor online nas tomadas de decisão sobre o resultado da avaliação e Ausência de acompanhamento/orientação do Tutor online, aos alunos, pelo excesso de trabalho reforçam a necessidade da institucionalização da EaD online nas Instituições de Educação Superior públicas (IES), com vistas à qualificação do processo Ensino- Aprendizagem-Avaliação nesse contexto.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
MACIEL, Domício Magalhães; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. PROCESSOS DE AVALIAÇÃO ONLINE EM UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UAB: ASPECTOS QUE REFORÇAM A NECESSIDADE DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD ONLINE NAS IES PÚBLICAS DO BRASIL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1202>. Acesso em: 20 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC