PROCESSOS DE AVALIAÇÃO ONLINE EM UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UAB: ASPECTOS QUE REFORÇAM A NECESSIDADE DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD ONLINE NAS IES PÚBLICAS DO BRASIL
Resumo
O presente trabalho objetiva apresentar alguns aspectos de processos de Avaliação online revelados na pesquisa de Doutorado do seu primeiro autor, recentemente concluída. Traz o debate sobre a formação inicial de professores no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Apresenta sucintamente os referenciais teóricos sobre a Avaliação Formativa no contexto de um ambiente online, que serviram de base para analisar os dados obtidos na investigação ora apresentada, de modo parcial. Metodologicamente, a pesquisa se sustentou em referenciais da Pesquisa Qualitativa e da Análise de Conteúdo, com vistas à coleta de dados e sua interpretação, sobre os processos de Avaliação online no contexto de uma disciplina de Pré-Cálculo de um curso de Licenciatura em Matemática da UAB. Alguns aspectos evidenciados na pesquisa, como Participação periférica dos Tutores online, Integração Professor e Tutor online nas tomadas de decisão sobre o resultado da avaliação e Ausência de acompanhamento/orientação do Tutor online, aos alunos, pelo excesso de trabalho reforçam a necessidade da institucionalização da EaD online nas Instituições de Educação Superior públicas (IES), com vistas à qualificação do processo Ensino- Aprendizagem-Avaliação nesse contexto.