ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA CONSTRUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA

  • JOSELENE GRANJA COSTA CASTRO LIMA

Resumo

Com base nas reflexões acerca de estudos sobre Alfabetização e Letramento, este texto pauta-se na análise das práticas de leitura e de escrita no processo de ensino aprendizagem. Leitura e escrita podem ser consideradas como parte essencial do saber, uma vez que fundamentas em inúmeras habilidades, viabilizando assim a compreensão do outro e de tudo que o cerca no mundo, bem como a construção a respeito da virtualização do texto e atualização da leitura e escrita com a possibilidade de utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto escolar. As referências textuais são os principais meios por onde é possível adquirir e formatar relativos posicionamentos, proporcionando a realização do questionamento a respeito da potencialidade da Alfabetização e Letramento na construção de Leitura e Escrita para a formação do sujeito pensante. Para a realização do presente artigo optou-se por fazer uma revisão bibliográfica, com referências feitas com base em livros, artigos científicos, bem como textos publicados em endereço eletrônico e através da pesquisa documental. Tal abordagem surgiu da necessidade de conhecer melhor sobre alfabetização e letramento, compreendendo assim os processos envolvidos na construção da leitura e da escrita. Em decorrência disso, faz-se necessário verificar o olhar docente com relação às atividades por ele desenvolvidas em suas práticas pedagógicas.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
LIMA, JOSELENE GRANJA COSTA CASTRO. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA CONSTRUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1203>. Acesso em: 26 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC