PORTFÓLIO DIGITAL COMO FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS
Resumo
A integração de tecnologias da informação e comunicação nas práticas de ensino mostra-se como uma perspectiva para promover a alfabetização científica, além da apropriação dos conhecimentos relacionados à cultura digital, que são base de competências que devem ser desenvolvidas pelos alunos referentes aos conhecimentos científicos na era digital. Assim, os objetivos deste trabalho foram analisar o desempenho de alunos do Ensino Médio, e as competências desenvolvidas por estes, usando um portfólio digital como ferramenta de avaliação. Para isso, foram desenvolvidos quatorze encontros em um Clube de Ciências baseados no modelo de investigação científica, e os alunos sistematizaram o conhecimento adquirido nos portfólios digitais, e assim, ao final desse processo, eles foram avaliados conforme a expressão das competências da BNCC desenvolvidas, e as habilidades de usar os recursos digitais para comprovar suas hipóteses e teses. Os principais resultados demonstraram que muitos dos clubistas adquiriram as habilidades propostas nas atividades, e fizeram a apropriação de forma adequada dos recursos tecnológicos, concluindo que o uso das tecnologias da informação e comunicação são ferramentas que potencializam a compreensão dos conceitos científicos pelos alunos.