A MULTIPLICIDADE INTELECTUAL DOS ESTUDANTES EM CONJUNTO COM O ENSINO ADAPTATIVO

  • Carlos Henrique da Costa Barreto
  • Taís Steffenello Ghisleni
  • Elsbeth Leia Becker

Resumo

Este é um estudo sobre a educação inserida no contexto da Era Digital – um cenário em que as múltiplas inovações tecnológicas abrem possibilidades de aprendizado aos estudantes conforme eles podem explorar as mais diversas áreas de conhecimento pelo intermédio tecnológico digital. Nesse panorama, consideramos a teoria de Gardner sobre a Multiplicidade Intelectual, que hoje desenvolve-se com influência na vida dos estudantes decorrendo dessas alternativas tecnológicas. Segundo ele, cada discente desenvolve afinidade com uma específica área de conhecimento, a qual poderá tanto aprender, quanto ensinar, com maior facilidade. Identificamos nesse ponto, a problemática do trabalho: Este usualmente não é um fator considerado pelas escolas, que assim mantêm o ensino restrito a modelos tradicionais sem explorar esses múltiplos intelectos. Por conseguinte, apresentamos o conceito de Ensino Adaptativo como proposta para trabalhar em conjunto desta realidade discente as suas habilidades e particularidades.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
BARRETO, Carlos Henrique da Costa; GHISLENI, Taís Steffenello; BECKER, Elsbeth Leia. A MULTIPLICIDADE INTELECTUAL DOS ESTUDANTES EM CONJUNTO COM O ENSINO ADAPTATIVO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1205>. Acesso em: 27 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC