POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INSERÇÃO TECNOLÓGICA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: BREVES DISCUSSÕES TEÓRICAS
Resumo
O presente estudo tem por objetivo discutir sobre as políticas públicas para inserção de tecnologias no campo da educação. Utilizando a metodologia descritiva discorre sobre as análises de quatro textos referentes à implantação e desenvolvimento das políticas públicas para os próximos anos, em destaque no Plano Nacional de Educação (PNE) cujo objetivo geral é definir metas e estratégias para os diversos níveis, etapas e modalidades de ensino em prol da garantia do direito à educação de qualidade para todos. Visa salientar que apenas equipar as escolas não basta, sendo necessário também qualificar os profissionais da educação e adequar o projeto político pedagógico da unidade escolar. Este estudo também descreve as quatro fases das tecnologias digitais em educação matemática por meio de recursos pedagógicos ou ferramentas e metodologias de ensino, diferenciadas para a sala de aula. Conclui-se que a formação de professores para o uso de tecnologias no ensino, carece de investimentos e destaque nas políticas públicas que fomentam o uso desses artefatos na educação.