POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INSERÇÃO TECNOLÓGICA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: BREVES DISCUSSÕES TEÓRICAS

  • Emerson Melo de Souza
  • Erlinda Martins Batista

Resumo




O presente estudo tem por objetivo discutir sobre as políticas públicas para inserção de tecnologias no campo da educação. Utilizando a metodologia descritiva discorre sobre as análises de quatro textos referentes à implantação e desenvolvimento das políticas públicas para os próximos anos, em destaque no Plano Nacional de Educação (PNE) cujo objetivo geral é definir metas e estratégias para os diversos níveis, etapas e modalidades de ensino em prol da garantia do direito à educação de qualidade para todos. Visa salientar que apenas equipar as escolas não basta, sendo necessário também qualificar os profissionais da educação e adequar o projeto político pedagógico da unidade escolar. Este estudo também descreve as quatro fases das tecnologias digitais em educação matemática por meio de recursos pedagógicos ou ferramentas e metodologias de ensino, diferenciadas para a sala de aula. Conclui-se que a formação de professores para o uso de tecnologias no ensino, carece de investimentos e destaque nas políticas públicas que fomentam o uso desses artefatos na educação.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
SOUZA, Emerson Melo de; BATISTA, Erlinda Martins. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INSERÇÃO TECNOLÓGICA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: BREVES DISCUSSÕES TEÓRICAS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1208>. Acesso em: 29 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC