ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE DO MOODLE NA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES VISUAIS

  • Gabriel Ribeiro Barbosa da Silva
  • Júlia Maria Soares Ferraz
  • José Ricardo Mota
  • Andréa de Lucena Lira de Lucena Lira

Resumo

Este artigo objetiva analisar a acessibilidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle na inclusão de pessoas com necessidades visuais (PNV). Para alcançá-lo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica baseada na revisão narrativa de produções científicas. Foi possível identificar algumas dificuldades para a inclusão de pessoa com necessidade específica (PNE). Em seguida, abordou-se a importância do AVA para a PNE, com ênfase no uso de Tecnologia Assistiva (TA) e os seus recursos que atuam na acessibilidade de PNV. A análise de vários autores possibilitou a identificação de percepções diferentes sobre o nível de acessibilidade do Moodle. Para alguns autores, o Moodle é acessível, com recursos de acessibilidade, mas para outros existem barreiras. Conclui-se que o a AVA Moodle possui os recursos para ser um ambiente virtual inclusivo e acessível, mas devem ser realizadas mudanças na plataforma para inclusão social, assim como a divulgação dessas possibilidades de mudanças para os usuários.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
RIBEIRO BARBOSA DA SILVA, Gabriel et al. ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE DO MOODLE NA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES VISUAIS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1212>. Acesso em: 24 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição