PERMANÊNCIA E EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA: ESTUDO REALIZADO COM ESTUDANTES DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

  • Kelvin Kelton Mendes
  • Fernanda de Jesus Costa
  • Thiago Penido Martins
  • Handilany Thamiris de Araújo Souza de Oliveira
  • Matheus Felipe dos Reis Rodrigues
  • Laura Maria Braga
  • Isabela Silva Nogueira

Resumo

A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que caracteriza-se pela separação espacial e temporal (nem sempre absoluta) entre alunos e professores e que ocorre mediada por diferentes tecnologias. Um dos grandes problemas relacionados com esta modalidade de ensino é a evasão, ou seja, o abandono do curso em diversos momentos. Considerando a relevância da EaD e da evasão, o objetivo deste trabalho foi compreender com estudantes do curso de Gestão Pública Municipal aspectos relacionados com a permanência e evasão em cursos ofertados nesta modalidade. Buscou-se estudar a permanência, com o objetivo de apresentar os pontos positivos e desta forma contribuir para o fortalecimento desta modalidade de ensino. Para tanto, foram enviados questionários para estudantes do último módulo do curso. Neste questionário buscou-se compreender aspectos relacionados ao perfil dos estudantes e principalmente os motivos de permanência, bem como as dificuldades encontradas por eles durante a realização do curso. Em relação as dificuldades os participantes desta pesquisa destacam viajar para o polo (23,5%) e ainda o fato de conciliar a formação continuada com a família (20,6%). Em relação a permanência, destacam que aquisição de conhecimentos (79,4%) é um aspecto relevante, seguido da capacitação profissional (55,9%). Através dos dados obtidos nesta pesquisa foi possível inferir que é preciso atentar para aspectos do curso relacionados ao ambiente profissional e que estudos relacionados com esta temática devem ser favorecidos buscando contribuir para a Educação a Distância.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MENDES, Kelvin Kelton et al. PERMANÊNCIA E EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA: ESTUDO REALIZADO COM ESTUDANTES DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1213>. Acesso em: 29 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC