AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: DIFICULDADES E DÚVIDAS DE PROFESSORAS INICIANTES PARTICIPANTES DO PROGRAMA HÍBRIDO DE MENTORIA

  • Priscila Menarin Cesário
  • ROSA MARIA MORAES ANUNCIATO

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar as principais dúvidas e dificuldades em relação ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que duas professoras iniciantes participantes do Programa Híbrido de Mentoria (PHM) apresentaram no início das suas interações com sua mentora. O PHM é um programa de indução à docência que visa o acompanhamento e apoio a professores iniciantes da Educação Básica da rede pública. No contexto deste Programa, as interações planejadas entre mentoras e professoras iniciantes se deram pelo AVA Moodle. Sendo assim, utilizou-se como instrumento de coleta de dados os Fóruns de Dúvidas do Programa e as análises aqui apresentadas centraram-se nas dúvidas e dificuldades em relação ao AVA apresentadas por duas professoras iniciantes. Neste estudo evidenciamos que, embora as duas professoras iniciantes participantes tivessem relatado familiaridade com o AVA, apresentaram dificuldades relacionadas à navegação e compreensão das ferramentas utilizadas pelo mesmo, necessitando assim de orientações específicas da mentora para a participação nas atividades propostas no Programa. Tais aspectos reforçam a importância de uma etapa de letramento digital organizada de modo a atender as principais dificuldades em relação ao AVA para que seus participantes tenham autonomia para tentar resolvê-las de imediato.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
CESÁRIO, Priscila Menarin; ANUNCIATO, ROSA MARIA MORAES. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: DIFICULDADES E DÚVIDAS DE PROFESSORAS INICIANTES PARTICIPANTES DO PROGRAMA HÍBRIDO DE MENTORIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1214>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC