OS EFEITOS DA PANDEMIA NO STRICTO SENSU: OS DESAFIOS PARA O USO DAS TICS E O FOMENTO PARA A IMPLANTAÇÃO DA MODALIDADE EAD

  • Júlio César Pereira
  • Sandra Lúcia Ferreira

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar a presença do debate sobre uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos processos formativos da pós-graduação, durante o período de pandemia. Uma hipótese, levantada pelo autor, leva em conta a ausência de posicionamento das Instituições de Ensino Superior (IES) com relação aos benefícios e viabilidade dessa modalidade de Ensino a Distância (EaD). O estudo também tentou buscar respostas para as seguintes questões: quais os pontos positivos e negativos da utilização da modalidade EaD na pós-graduação? Seria possível utilizar essa modalidade de ensino em programas de formação de mestres e doutores? Como metodologia de trabalho, optou-se pela análise documental qualitativa a partir da revisão de literatura e de normativas e portarias editadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As conclusões preliminares apontam para o uso cada vez mais intenso das TICs na educação e nos cursos de pós graduação, em especial os cursos de mestrado e doutorado Outro ponto levantado refere-se às dificuldades advindas da crise sanitária que impactam tanto a vida de estudantes quanto as discussões sobre sua implementação.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
PEREIRA, Júlio César; FERREIRA, Sandra Lúcia. OS EFEITOS DA PANDEMIA NO STRICTO SENSU: OS DESAFIOS PARA O USO DAS TICS E O FOMENTO PARA A IMPLANTAÇÃO DA MODALIDADE EAD. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1216>. Acesso em: 19 jan. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC