OS EFEITOS DA PANDEMIA NO STRICTO SENSU: OS DESAFIOS PARA O USO DAS TICS E O FOMENTO PARA A IMPLANTAÇÃO DA MODALIDADE EAD
Resumo
O estudo tem como objetivo analisar a presença do debate sobre uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos processos formativos da pós-graduação, durante o período de pandemia. Uma hipótese, levantada pelo autor, leva em conta a ausência de posicionamento das Instituições de Ensino Superior (IES) com relação aos benefícios e viabilidade dessa modalidade de Ensino a Distância (EaD). O estudo também tentou buscar respostas para as seguintes questões: quais os pontos positivos e negativos da utilização da modalidade EaD na pós-graduação? Seria possível utilizar essa modalidade de ensino em programas de formação de mestres e doutores? Como metodologia de trabalho, optou-se pela análise documental qualitativa a partir da revisão de literatura e de normativas e portarias editadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As conclusões preliminares apontam para o uso cada vez mais intenso das TICs na educação e nos cursos de pós graduação, em especial os cursos de mestrado e doutorado Outro ponto levantado refere-se às dificuldades advindas da crise sanitária que impactam tanto a vida de estudantes quanto as discussões sobre sua implementação.