O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, NA PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE UM FESTIVAL DE CURTA METRAGEM, EM UM INSTITUTO DE ENSINO
Resumo
Este artigo pauta-se, a partir das mudanças no que tange as inovações tecnológicas, metodologias de ensino-aprendizagem com a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), como ferramentas de construção de novas maneiras de leituras, interpretação e criação de linguagens visuais possíveis. Objetiva-se relatar uma experiência de intervenção de um Grupo de Pesquisa, sob o comando de professores e técnicos educacionais, com a participação ativa de alunos e alunas do ensino-médio, tecnológico e superior, a partir de um Festival de vídeo. Os conceitos teóricos partem da cibercultura de Pierry Lévy (1999), conceitos de redes e sociedade (CASTELLS, 2003), TDICS e educação (PORTO, 2006). Os procedimentos metodológicos utilizados foram o questionário eletrônico, Google Forms, com 41 estudantes, disponibilizado via WhatsApp para que os estudantes respondessem sobre o Festival e a sua intervenção na cotidianidade dos alunos e alunas. Desse modo, foi possível perceber, que quando os educandos são colocados como protagonistas principais, os mesmos, sentem-se mais motivados e interessados pela escola.