A PRESENCIALIDADE EM UM CONTEXTO DE SUBSTITUIÇÃO EMERGENCIAL DE MODALIDADE EDUCACIONAL: INVESTIGANDO A SENSAÇÃO DE PRESENÇA EM AULAS ONLINE DE UM CURSO SUPERIOR EM TEMPOS DE COVID-19

  • ROGERIO FERREIRA SGOTI

Resumo

Este artigo buscou investigar a sensação de presença por discentes e docentes em aulas online em um curso superior com substituição emergencial de modalidade educacional. Enquadra-se como pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica, de campo, e qualiquantitativa. O embasamento teórico se concentrou nos conceitos que permitissem melhor compreender o aspecto da presença virtual. Para melhor entendimento dos contextos envolvidos com a presencialidade em processos de ensino-aprendizagem, recomendou-se consulta a referências que abordam a educação a distância, a educação híbrida e as TDIC. Pôde-se constatar, com o presente estudo, que a sensação de presença pode ser parcialmente alcançada, por estudantes e professores, em aulas online.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SGOTI, ROGERIO FERREIRA. A PRESENCIALIDADE EM UM CONTEXTO DE SUBSTITUIÇÃO EMERGENCIAL DE MODALIDADE EDUCACIONAL: INVESTIGANDO A SENSAÇÃO DE PRESENÇA EM AULAS ONLINE DE UM CURSO SUPERIOR EM TEMPOS DE COVID-19. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1219>. Acesso em: 24 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC