AMBIENTES IMERSIVOS NA EDUCAÇÃO: UMA AULA DE CIÊNCIAS EXPLORANDO OS PLANETAS EM REALIDADE VIRTUAL

  • Victor Hugo Korting de Abreu
  • Márcia Gonçalves de Oliveira
  • Vanessa Battestin

Resumo

Entender como a tecnologia facilita e potencializa a aprendizagem é a base para muitos estudos e pesquisas na Educação. Nessa perspectiva, este artigo apresenta um relato de experiência de como ambientes imersivos e a realidade virtual podem colaborar para a realização de uma aula dinâmica e atraente, segundo a avaliação dos alunos participantes dessa experiência. O relato apresenta os processos de elaboração e execução de uma aula de ciências sobre o sistema solar utilizando elementos de gamificação e ambientes imersivos de realidade virtual para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental. Entre os fatores que foram importantes para as decisões tomadas e para se chegar aos bons resultados alcançados destacamos a metodologia desenvolvida aportando conhecimentos de autores contemporâneos como Mark Prensky e José Moran e combinando elementos de gamificação e realidade virtual para promover uma experiência imersiva nos planetas do sistema solar. Para os alunos, a aula foi fascinante e contribuiu para uma notável melhora na assimilação dos conhecimentos, o que confirma o potencial de uso de ambientes imersivos de realidade virtual para facilitar e potencializar a aprendizagem de ciências. Este trabalho é, portanto, um incentivo ao docente que pretende despertar o interesse, a interação e a satisfação de seus aprendizes nas aulas de ciências.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ABREU, Victor Hugo Korting de; OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de; BATTESTIN, Vanessa. AMBIENTES IMERSIVOS NA EDUCAÇÃO: UMA AULA DE CIÊNCIAS EXPLORANDO OS PLANETAS EM REALIDADE VIRTUAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1220>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC