A PRODUÇÃO DE VIDEODOCUMENTÁRIOS PARA DISCUSSÃO DE PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS E PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

  • JULIANO SOUZA DE ALMEIDA
  • Sandra Regina do Amaral
  • Sidnei Quezada Meireles Leite

Resumo

O estudo parte do princípio que o entorno da escola, pela proximidade com a vida dos alunos, torna-se espaço privilegiado de construção do conhecimento, por meio da produção de videodocumentário. Estabeleceu-se um estudo de abordagem qualitativa, que pretende estudar a contribuição da produção de videodocumentário, como ferramenta pedagógica, para discussão de problemas socioambientais e promoção da alfabetização científica, sendo este o objetivo do estudo. Destaca-se entre as bases teóricas, Freire (2016) que defende um ensino que leve em conta o contexto e, incentive a pesquisa e o protagonismo; Araújo-Jorge (2004) que apresenta como um dos caminhos a conciliação entre ciência e arte; e, Chassot (2011) que conceitua e aponta a alfabetização científica, como uma das funções da educação, que deve ter como compromisso formar para a leitura do mundo e a atuação transformadora nele, em prol da melhoria da qualidade de vida. Os dados apontam que a ferramenta pedagógica contribui para a promoção da alfabetização científica, pois permite a correlação entre os conteúdos científicos e as situações do dia a dia, materializam a possibilidade de construção do conhecimento científico, por meio do protagonismo, expressa crítica e criativamente nos videodocumentários.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ALMEIDA, JULIANO SOUZA DE; AMARAL, Sandra Regina do; LEITE, Sidnei Quezada Meireles. A PRODUÇÃO DE VIDEODOCUMENTÁRIOS PARA DISCUSSÃO DE PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS E PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1223>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC