ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM EM SALAS DE ALFABETIZAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DE APLICATIVOS

  • Denise Teberga Mendanã MENDANÃ
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon CHAMON

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir a inovação pedagógica nos projetos de estação de aprendizagem em classes de alfabetização. A pesquisa classifica-se por qualitativa, por sua abordagem e pesquisa-ação do ponto de vista dos procedimentos técnicos. Primeiramente será apresentada uma discussão acerca do conceito de inovação pedagógica e sobretudo, do uso de tecnologias em sala de aula. Em seguida, será abordado o projeto de intervenção realizado em classes de alfabetização o qual consiste no trabalho com estações de aprendizagem utilizando os aplicativos como ferramentas. Os procedimentos metodológicos adotados para a coleta de dados foram observação participante e desenhos. As aulas foram observadas durante a realização das estações de aprendizagem, sobretudo, as interações entre os agrupamentos, a execução das tarefas pelos alunos durante a realização das atividades, a relação ensino aprendizagem, sobretudo no tocante à autonomia dos estudantes. Os resultados, ainda em fase de análise, apontam para uma interação intergrupal favorável dentro das estações, independente do uso da tecnologia. Dessa forma, percebeu-se que o uso dos aplicativos favoreceu a motivação do grupo em que a ferramenta tecnológica potencializou a aprendizagem.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MENDANÃ, Denise Teberga Mendanã; CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira Chamon. ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM EM SALAS DE ALFABETIZAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DE APLICATIVOS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1224>. Acesso em: 25 set. 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC