O PIONEIRISMO DO PROCAP/MINAS GERAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA E A DISTÂNCIA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL
Resumo
O texto focaliza a importância histórica do Programa de Capacitação de Professores (PROCAP): sua conceituação, abrangência e dinâmica organizacional, na Educação brasileira, a partir de um trabalho de pesquisa ação. O PROCAP foi precursor nos modelos de formação continuada e a distância para redes públicas de ensino, após a Constituição de 1988. Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais em parcerias com instituições de ensino superior (UFU, UEMG, UFJF, ICMG, UFV, FENORD, ISEPI, UNITRI, UNIMONTES, FAFIDIA, FEPESMIG e FESP), obteve financiamento do Banco Mundial para sua realização. Em sua 1a etapa, entre os anos de 1997 e 2000, atendeu 86.678 profissionais do ensino fundamental das redes estadual e municipal de MG, distribuídos pelos 853 municípios em vinte regiões administrativas, nas áreas da Pedagogia, do Português e da Matemática. O pano de fundo do PROCAP foi o combate a repetência e evasão escolar, tendo por base a descentralização da qualificação profissional no interior do Brasil e a criação de um sistema integrado de educação continuada entre estado/municípios, universidades/escola, articulados com as demandas populacionais locais e regionais.