A PRODUÇÃO DE VÍDEOS MATEMÁTICOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE EJA
Resumo
O artigo objetiva apresentar o trabalho realizado por duas monitoras de matemática – orientadas pelo professor de matemática – as quais são alunas do curso presencial de Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro campus Duque de Caxias, na produção de vídeos para o canal do Youtube “Monitoria de Matemática IFRJCDUC”. Baseado em uma pesquisa de abordagem qualitativa, foram utilizados diferentes procedimentos metodológicos para análise empírica dos dados como a observação participante (virtual), o WhatsApp, os relatórios de monitoria e os vídeos produzidos para apresentação no canal em questão. Destacamos no artigo o papel docente no trabalho com as tecnologias digitais, os aspectos multimodais inerentes aos vídeos (multimodalidade) e a produção do conhecimento matemático que se transforma de acordo com a mídia utilizada (constructo seres-humanos-com-mídias). O canal existe desde 2019, entretanto, passou por uma transformação após o início do isolamento social acarretado pela pandemia do coronavírus. Assim, o canal passou a articular os vídeos com questões sociocientíficas (coronavírus e função exponencial), com o ENEM e com curiosidades matemáticas envolvendo artes e cotidiano. Conclui-se, dentre outros aspectos, que, em tempos de suspensão de calendário acadêmico devido ao coronavírus, o canal tem se revelado como potencial agregador entre a matemática e os alunos.