AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO MUSICAL: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

  • Cassiano Lima da Silveira Santos

Resumo

Considerando novas perspectivas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)(BRASIL, 2017), este trabalho tem por objetivo relatar duas experiências no âmbito da Educação Musical para alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais, articulando o uso de Ambientes de Aprendizagem Virtual (AVAs) com o desenvolvimento de competências e habilidades do componente curricular “Arte”, tais como previstas no documento normativo. Desta forma, elencamos uma competência específica do componente curricular e duas habilidades, uma para cada estágio do Ensino Fundamental, correspondentes a unidade temática “Artes integradas”, também prevista na BNCC. Assim, esperamos correlacionar as experiências em campo, realizadas em duas escolas da rede particular de ensino das cidades de Campinas e Vinhedo (ambas no estado de São Paulo), com o desenvolvimento da competência e de habilidades relacionadas ao uso de tecnologia e linguagem musical.


 

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SANTOS, Cassiano Lima da Silveira. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO MUSICAL: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1228>. Acesso em: 27 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC