O ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19
Resumo
Em 30 de janeiro de 2020 a Organização Mundial da Saúde declarou que o surto da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19), constituía uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Em 6 de fevereiro o governo brasileiro decretou uma quarentena que restringiu atividades e separou pessoas suspeitas de contaminação das pessoas que não estavam doentes. Dessa forma, o Ministério da Educação dispôs uma Portaria sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durasse a situação de pandemia. As instituições de ensino que optaram pelas atividades não presenciais por meios digitais se depararam com o desafio de utilizarem tecnologias da informação e da comunicação para viabilizarem atividades. Parte-se do pressuposto que alunos e professores não estavam preparados para a transição que se deu entre aulas presenciais e digitais e tiveram que se adaptar de diversas maneiras à nova situação. Objetiva-se analisar como foi realizada a continuidade de estudos em instituições públicas durante a quarentena. A pesquisa está sendo realizada por meio de dois questionários, um para alunos e outro para professores. Os questionários fornecerão dados quantitativos que serão aprofundados e avaliados em uma fase qualitativa. Espera-se uma melhor compreensão de como estão sendo realizadas as atividades de educação em meio digital em substituição às aulas presenciais e que se possa indicar alternativas sobre o que fazer ou não fazer no futuro, caso se depare com uma nova emergência desse tipo.