ANÁLISE DE RECURSOS DIDÁTICOS E METODOLOGIAS UTILIZADOS POR PROFESSORES EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

  • Eduardo Henrique Lucca Santos
  • Laureane Matter Donato
  • Tobias Pigatto Ottoni
  • Heliton Weide
  • Eduardo Steffler Werner

Resumo

Em tempos de pandemia, as universidades têm buscado maneiras para dar continuidade ao ensino nos cursos de graduação. O presente trabalho traz reflexões acerca das metodologias de ensino e dos recursos didáticos utilizados no ensino remoto de disciplinas de cursos de graduação em engenharia de uma universidade pública. Para tal, foram utilizados relatos de experiências de alunos de cursos de engenharia de uma universidade pública no estado do Rio Grande do Sul, os quais estão realizando as suas atividades discentes de forma remota. Verificou-se que as atividades remotas variam quanto aos seus aspectos e formas de trabalho de acordo com o conhecimento de recursos de tecnologia digitais dos professores que ministram as disciplinas, também havendo influência dos alunos na forma como as atividades são realizadas, por questões de preferências e disponibilidade de tempo e de recursos. Concluiu-se que a falta da realização de treinamentos prévios para a capacitação dos professores para essa situação juntamente às dificuldades observadas na realização de vídeo chamadas afetam negativamente a efetividade do processo de ensino e aprendizagem nas atividades didáticas realizadas remotamente.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SANTOS, Eduardo Henrique Lucca et al. ANÁLISE DE RECURSOS DIDÁTICOS E METODOLOGIAS UTILIZADOS POR PROFESSORES EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1231>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC