A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRESENCIALIDADE EM AMBIENTES VIRTUAIS PELA ABORDAGEM DA HOSPITALIDADE
Resumo
O presente artigo aborda elementos que compõem a revisão bibliográfica da pesquisa em andamento sobre expressões de hospitalidade em plataformas virtuais de ensinoaprendizagem e sua relação com a fidelização de usuários. Esta pesquisa parte do pressuposto dos rituais da hospitalidade enquanto fatores essenciais e diferenciais para a fidelização de alunos a plataformas e estratégias de ensino online. Alicerçado nas bases conceituais de hospitalidade propostas por Camargo a discussão propõe uma reflexão sobre a ressignificação dos rituais de acolhimento presenciais para a transposição destes para as interações virtuais. Ainda trata da construção do relacionamento entre alunos e professores nesta realidade imaterial apontado para os elementos que constroem a percepção dos alunos sobre os diferenciais das plataformas de ensino, assim como para o papel essencial que o docente exerce nas relações de ensino-aprendizagem – o papel de anfitrião – no contexto das práticas pedagógicas. Assim, este ensaio coloca-se com a função de apresentar parte do repertório teórico da pesquisa dedicada a explorar as particularidades na construção da relação educacional entre aluno e docente. Como conclusão principal, coloca-se a identificação do exercício dos rituais de hospitalidade no ambiente virtual como viabilizadores para o atingimento de objetivos pedagógicos com maior eficiência ao construir-se um senso de pertencimento e colaboração no desenvolvimento das dinâmicas educacionais.