O CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD: ANÁLISE SOBRE OS INDICADORES DE EVASÃO DOS ALUNOS
Resumo
As novas tecnologias da informação e comunicação estão presentes nos mais diversos contextos. Na educação a distância (EAD), essas tecnologias se tornam essenciais para a manutenção dos cursos e na aprendizagem dos alunos que escolheram a modalidade de ensino para cursar sua faculdade. Este artigo tem como objetivo analisar os índices de evasão dos cursos de pedagogia, ofertados na modalidade EAD, visto que a formação de boa parte dos pedagogos atualmente se faz por meio da EAD. Para tanto, amparada em metodologia de abordagem mista, qualitativa e quantitativa, a pesquisa buscou: i) traçar um histórico da graduação em pedagogia, bem como analisar a legislação educacional; ii) caracterizar o ensino da pedagogia por meio das novas tecnologias da informação e comunicação; iii) analisar os trabalhos de produção científica sobre o ensino da pedagogia a distância; iv) analisar dos dados sobre o ingresso e evasão dos cursos de pedagogia. Dados do Censo da Educação Superior, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, indicam um expressivo aumento no número de ingressantes e matriculados nos cursos de modalidade a distância nos últimos anos, no entanto, o número de egressos não acompanha este aumento. Devido às altas taxas de evasão encontradas no período em análise, de 2010 a 2018, constata-se a necessidade de mais estudos sobre o tema, que contribuam para um melhor entendimento sobre o assunto.