ANÁLISE DO IMPACTO DAS AULAS REMOTAS EM ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL

  • Ana Cláudia Barreiro Nagy
  • Ivan Bastos Canovas

Resumo

A pesquisa que apresentamos é descritiva, baseada em revisão literária e análise de ações práticas, considerando observações da realidade educacional vivenciada, e  procura analisar o papel desempenhado por professores de curso presencial diante da necessidade de dar continuidade às aulas, e demais atividades pedagógicas, em meio ao forçado isolamento social, fruto da expansão da Covid-19 no mundo e em nosso país. Como docentes, partimos do pressuposto de que a educação precisa continuar acontecendo, que nossos alunos têm direito a manter-se ativos e, para tanto, é preciso, por força da nossa responsabilidade com a formação como cidadãos, não parar as atividades, mas continuar o acompanhamento aos alunos através das aulas remotas. Constatamos que essas aulas trouxeram ganhos e um escopo de ações pedagógicas enriquecedoras para repensarmos a educação, além da valorização do planejamento, pois o docente precisa preparar atividades diferentes para as pré, pós e aulas, transformando a sala de aula tradicional.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
NAGY, Ana Cláudia Barreiro; CANOVAS, Ivan Bastos. ANÁLISE DO IMPACTO DAS AULAS REMOTAS EM ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1236>. Acesso em: 27 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC