A ROBÓTICA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NA LÍNGUA PORTUGUESA: USO DA TECNOLOGIA COMO AUXÍLIO PARA A AVALIAÇÃO NO CONTEÚDO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS

  • Ana Clara Vital da Silva
  • Júlio César Pires Pereira de Moraes

Resumo

Este presente artigo tem a finalidade de evidenciar o uso da robótica como mecanismo auxiliador no processo de avaliação do conteúdo Processo de Formação de Palavras da disciplina de Língua Portuguesa. Como justificativa, faz-se pertinente refletir que as mais diversas tecnologias estão cada dia mais presentes no cotidiano dos educandos, e consequentemente, no ambiente educativo. Fazendo-se necessário que as instituições de ensino se adaptem as novas vivências sociais. Como bases teóricas e metodológicas foram mencionados autores que enfocam sobre as novas perspectivas que as mídias digitais trouxeram para a educação. Dentre essas, o avaliar, que é algo muito complexo no processo de ensino-aprendizagem, e que deve ser olhado com novas perspectivas e novas formas de ser realizada, desde a educação básica até o ensino superior em todas as suas vertentes. O uso da robótica proporcionou um ambiente criativo, instigador, motivador, questionador para os alunos que testaram seus conhecimentos sobre o conteúdo anteriormente mencionado. E como resultado foi analisado uma notável evolução do alunado em relação ao conteúdo, significativa contribuição nas avaliações que o cobraram e assimilação dos outros conteúdos que dependiam de certa forma do Processo de Formação de Palavras. Eis, a relevância do projeto e do relato a seguir.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA, Ana Clara Vital da; MORAES, Júlio César Pires Pereira de. A ROBÓTICA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NA LÍNGUA PORTUGUESA: USO DA TECNOLOGIA COMO AUXÍLIO PARA A AVALIAÇÃO NO CONTEÚDO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1237>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC