NÚCLEO DE ENSINO DIGITAL PARA PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA
Resumo
A pandemia estabelecida no mundo em 2020 gerou uma inédita situação na educação. Com o isolamento social algumas das escolas presenciais passaram para o formato online da noite para o dia. Inúmeros foram os desafios das escolas, no entanto, este trabalho visa explorar o contexto dos professores que tiveram que se apropriar das tecnologias digitais em sua maioria sem formação apropriada. A presencialidade entre professores e alunos passou a ocorrer através dos meios digitais, e em meio as mudanças, os professores precisaram se adaptar, uns mais e outros menos. Assim, este trabalho tem como objetivo levantar as possibilidades e limitações da implementação de um Núcleo de Ensino Digital para Professores em Tecnologias Educacionais através das flexibilidades encontradas na Educação a Distância como forma de inclusão digital. O tema é relevante e fundamenta as discussões sobre a importância da formação continuada. Como método de pesquisa, utilizou-se referenciais bibliográficos que deram suporte teórico para o entendimento dos conceitos de Inclusão Digital, Educação a Distância e uso de microaprendizagem no modelo andragógico de ensino. Além de uma pesquisa qualitativa por relatos de experiências, o reforço ocorreu por parte das análises da pesquisa produzida pelo Instituto Península. Ao fim do presente artigo, foi possível verificar que a EaD tem grande potencial para o projeto proposto desde que a educação e inclusão digital estejam presentes nas políticas públicas.