ANÁLISE DO MODELO PLANO DE AULA DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DO CENTRO DE MÍDIAS DO AMAZONAS

  • Regina Ferreira da Costa

Resumo

Esta pesquisa pretende analisar o modelo plano de aula (PA) da disciplina de matemática no ensino fundamental utilizada no Centro de Mídias do Amazonas (CEMEAM). Vinculado a Secretaria de Educação, atende a modalidade de ensino presencial à distância aos 62 municípios, via satélite. Utilizou-se o PA produzido em dupla pelos professores do 6º ano e 7º ano da disciplina para análise em relação aos critérios: (i) tempo x conteúdo, (ii) tempo x atividade e (iii) tempo x interatividade, conforme modelo pedagógico do CEMEAM. As observações foram coletadas e registradas pelo professor do estúdio no ano letivo de 2019, durante as interações no período de transmissões ao vivo e por meio do canal de comunicação IPTV-Chat. Constatou-se o indicativo como insatisfação aos critérios (i) e (ii) para alguns momentos do PA nas duas séries, principalmente ao critério (ii) no que determina a limitação para realização das atividades pelos estudantes. Verificou que há relação entre a insatisfação aos critérios (i) e (ii) com outros fatores que são externos ao PA, como situações estruturais, ambientais e sociais. Evidenciou-se o predomínio de indicativos como a satisfação para o critério (iii), potencializando a relação professor-estudante e da satisfação ao critério (i) em relação aos recursos tecnológicos. A flexibilidade no PA da disciplina matemática para os critérios (i) e (ii) no ensino fundamental foi sinalizada como alternativa futura para procedimentos pedagógicos.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
COSTA, Regina Ferreira da. ANÁLISE DO MODELO PLANO DE AULA DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DO CENTRO DE MÍDIAS DO AMAZONAS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1240>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC