MUSEUS DE CIÊNCIA: ESPAÇOS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E ALFABETIZAÇÃO CIÊNTÍFICA
Resumo
O estudo objetivou analisar o papel dos Museus de Ciência na promoção da alfabetização científica e os desafios em tempos de pandemia. Partiu-se de um breve histórico, que permitiu verificar que a forma de se relacionar com o acervo, e o próprio acervo, vem passando por transformações ao longo dos tempos, revelando novas formas de interação e comunicação; fez-se apontamentos sobre a ampliação da função educativa deste espaço, sua contribuição na democratização do conhecimento, no desenvolvimento da educação científica e, na promoção da alfabetização científica; buscou-se informações sobre o cenário atual dos museus; e, estabeleceu-se diálogo com alunos do curso de especialização em divulgação em ciências (cada um em sua casa), por meio do qual foi possível confirmar, a partir da categorização com abordagem qualitativa das respostas dos participantes, a importância do papel do museu de ciências na democratização do conhecimento científico e a necessidade de ressignificar o espaço, a partir de novas tecnologias, para que seja possível a realização de visitas virtuais.