MUSEUS DE CIÊNCIA: ESPAÇOS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E ALFABETIZAÇÃO CIÊNTÍFICA

  • Sandra Regina do Amaral
  • Denissandro da Cruz Bento
  • Fabiana da Silva Kauark

Resumo




O estudo objetivou analisar o papel dos Museus de Ciência na promoção da alfabetização científica e os desafios em tempos de pandemia. Partiu-se de um breve histórico, que permitiu verificar que a forma de se relacionar com o acervo, e o próprio acervo, vem passando por transformações ao longo dos tempos, revelando novas formas de interação e comunicação; fez-se apontamentos sobre a ampliação da função educativa deste espaço, sua contribuição na democratização do conhecimento, no desenvolvimento da educação científica e, na promoção da alfabetização científica; buscou-se informações sobre o cenário atual dos museus; e, estabeleceu-se diálogo com alunos do curso de especialização em divulgação em ciências (cada um em sua casa), por meio do qual foi possível confirmar, a partir da categorização com abordagem qualitativa das respostas dos participantes, a importância do papel do museu de ciências na democratização do conhecimento científico e a necessidade de ressignificar o espaço, a partir de novas tecnologias, para que seja possível a realização de visitas virtuais.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
AMARAL, Sandra Regina do; BENTO, Denissandro da Cruz; KAUARK, Fabiana da Silva. MUSEUS DE CIÊNCIA: ESPAÇOS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E ALFABETIZAÇÃO CIÊNTÍFICA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1241>. Acesso em: 20 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC