METODOLOGIA DE ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA

  • Elson Luciano Weber
  • Clarissa de Assis Olgin
  • Clarissa de Assis Olgin

Resumo




 


 


Este estudo apresenta uma revisão da literatura sobre a utilização do método de ensino híbrido no Ensino Superior. Esta pesquisa é parte integrante da tese de doutorado intitulada: Ensino Híbrido e a Sala de Aula Invertida como Métodos de Ensino na Disciplina de Cálculo dos Cursos de Engenharia Civil e Mecânica. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura em trabalhos publicados no Portal da CAPES entre os anos de 2010 a 2020, envolvendo a temática do ensino híbrido no Ensino Superior. A metodologia utilizada para concretização desse estudo caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa do tipo documental. Nesta busca foram identificados e analisados cinco estudos que estavam diretamente alinhados ao tema. Encontraram-se estudos nessa temática apenas a partir do ano de 2017. A análise evidenciou que a metodologia de ensino híbrido no Ensino Superior apresenta dificuldades iniciais até a adaptação dos professores e alunos, porém quando consolidada apresenta vantagens em relação ao ensino tradicional. O estudo apontou também à necessidade das universidades adequarem-se ao método de ensino híbrido, e o quanto as ferramentas tecnológicas podem auxiliar na busca do conhecimento, quando aliadas ao processo de ensino e aprendizagem. 




Publicado
2020-08-28
Como Citar
WEBER, Elson Luciano; OLGIN, Clarissa de Assis; OLGIN, Clarissa de Assis. METODOLOGIA DE ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1243>. Acesso em: 29 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC