METODOLOGIA DE ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Resumo
Este estudo apresenta uma revisão da literatura sobre a utilização do método de ensino híbrido no Ensino Superior. Esta pesquisa é parte integrante da tese de doutorado intitulada: Ensino Híbrido e a Sala de Aula Invertida como Métodos de Ensino na Disciplina de Cálculo dos Cursos de Engenharia Civil e Mecânica. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura em trabalhos publicados no Portal da CAPES entre os anos de 2010 a 2020, envolvendo a temática do ensino híbrido no Ensino Superior. A metodologia utilizada para concretização desse estudo caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa do tipo documental. Nesta busca foram identificados e analisados cinco estudos que estavam diretamente alinhados ao tema. Encontraram-se estudos nessa temática apenas a partir do ano de 2017. A análise evidenciou que a metodologia de ensino híbrido no Ensino Superior apresenta dificuldades iniciais até a adaptação dos professores e alunos, porém quando consolidada apresenta vantagens em relação ao ensino tradicional. O estudo apontou também à necessidade das universidades adequarem-se ao método de ensino híbrido, e o quanto as ferramentas tecnológicas podem auxiliar na busca do conhecimento, quando aliadas ao processo de ensino e aprendizagem.