A ROBÓTICA NO “X” DA QUESTÃO: UM RELATO DE PROCESSO AVALIATIVO POR MEIO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS

  • Júlio César Pires Pereira de Moraes
  • Ana Clara Vital da Silva

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar uma experiência de sala de aula em que o processo avaliativo de conteúdo foi realizado com a utilização de programação e mecanismo robótico da LEGO® Mindistorms®. Trata-se de uma descrição com breve análise teórico conceitual referente ao uso de recursos e metodologias educacionais alinhadas às novas perspectivas do processo de ensino e aprendizagem, conforme orienta a resolução da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Justifica-se a relevância da proposta pelo seu caráter inovador do profissional da educação. O construcionismo é o referencial teórico metodológico que propiciou embasamento a proposta. A prática construcionista vinculada ao uso de robótica e programação resultou em mudança na qualidade de atuação do alunado, assim como dos professores envolvidos.  Verificou-se êxito na utilização dos recursos didáticos e metodológicos em ambiente de avaliação, já que os alunos sentiram-se motivados pela proposta inovadora que rompe com o modelo convencional de provas de múltipla escolha.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MORAES, Júlio César Pires Pereira de; SILVA, Ana Clara Vital da. A ROBÓTICA NO “X” DA QUESTÃO: UM RELATO DE PROCESSO AVALIATIVO POR MEIO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1245>. Acesso em: 29 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC