A ROBÓTICA NO “X” DA QUESTÃO: UM RELATO DE PROCESSO AVALIATIVO POR MEIO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS
Resumo
O presente artigo tem como objetivo relatar uma experiência de sala de aula em que o processo avaliativo de conteúdo foi realizado com a utilização de programação e mecanismo robótico da LEGO® Mindistorms®. Trata-se de uma descrição com breve análise teórico conceitual referente ao uso de recursos e metodologias educacionais alinhadas às novas perspectivas do processo de ensino e aprendizagem, conforme orienta a resolução da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Justifica-se a relevância da proposta pelo seu caráter inovador do profissional da educação. O construcionismo é o referencial teórico metodológico que propiciou embasamento a proposta. A prática construcionista vinculada ao uso de robótica e programação resultou em mudança na qualidade de atuação do alunado, assim como dos professores envolvidos. Verificou-se êxito na utilização dos recursos didáticos e metodológicos em ambiente de avaliação, já que os alunos sentiram-se motivados pela proposta inovadora que rompe com o modelo convencional de provas de múltipla escolha.