ESTÁGIO-SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: atuação e possibilidades por meio do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

  • Nathalia Dória OLIVEIRA
  • Sergio Melo da CUNHA
  • Allyson Carvalho de ARAUJO

Resumo

O estágio supervisionado é obrigatório nos cursos de Licenciatura e em particular na Educação Física, sendo crucial para formação dos futuros docentes. O objetivo geral foi analisar as possibilidades pedagógicas por meio do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) desenvolvidas no estágio supervisionado. Este, foi realizado no Centro de Excelência Professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimento, escola pública localizada no Estado de Sergipe com os alunos do 1º ano do ensino médio. A metodologia utilizada teve como pressuposto a abordagem qualitativa, o tipo de pesquisa foi a participante e para coleta de dados usamos a observação participante com registro nos diários de campo, questionário semiestruturado e a produção de vídeos, assim realizado a análise temática com a triangulação dos dados. Os resultados mostram-nos que, apesar dos limites sociais, políticos e educacionais das tecnologias, existem possibilidades de atuação no estágio supervisionado, visto que é uma oportunidade de aplicar na prática, conceitos e teorias apreendidos na graduação em relação as TDIC. Além de maior envolvimento no ensino-aprendizado dos alunos no conteúdo das Lutas abordado na Educação Física, ampliando para outros assuntos e contextos enfrentados, como em tempos de isolamento social.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
OLIVEIRA, Nathalia Dória; CUNHA, Sergio Melo da; ARAUJO, Allyson Carvalho de. ESTÁGIO-SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: atuação e possibilidades por meio do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1246>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC