ANÁLISE DO SOFTWARE ‘PARTICIPAR 2’ COMO APOIO PARA O LETRAMENTO DE JOVENS COM SÍNDROME DE DOWN: CARACTERÍSTICAS E ELEMENTOS DE GAMIFICAÇÃO

  • Sara Veloso Lara
  • Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld

Resumo

Atualmente, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), além de ampliar as possibilidades oferecidas pelos meios de comunicação tradicionais, permitem fomentar o interesse e promover maior motivação no processo de ensino-aprendizagem de línguas. Nesse contexto, surge o aplicativo ‘Participar 2’, foco deste trabalho, que visa promover o engajamento de adultos com Síndrome de Down na alfabetização e letramento da língua materna. O presente trabalho, qualitativo, de natureza exploratória e descritiva, apoia-se em estudos acerca do letramento digital (Xavier, 2005 e Jenkins, 2010) e de gamificação (Kapp, 2012). Buscaremos descrever o aplicativo e a presença de elementos de gamificação no Participar 2, bem como refletir sobre seu potencial para fomentar o letramento dos indivíduos com SD na fase adulta. A partir da análise pôde-se depreender que as características de gamificação, aliadas aos recursos técnicos e educacionais do aplicativo em foco, podem contribuir para fomentar o interesse e o engajamento dos alunos com SD para aprender a língua materna, além de contribuir para melhorar os aspectos cognitivos destes.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
LARA, Sara Veloso; ROZENFELD, Cibele Cecílio de Faria. ANÁLISE DO SOFTWARE ‘PARTICIPAR 2’ COMO APOIO PARA O LETRAMENTO DE JOVENS COM SÍNDROME DE DOWN: CARACTERÍSTICAS E ELEMENTOS DE GAMIFICAÇÃO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1248>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC