A SIMULAÇÃO REALÍSTICA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM COMO METODOLOGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM

  • PATRICIA HELENA BRENO QUEIROZ
  • Luciane Gatti Perez Pivello
  • Alexandro Marcos Menegócio

Resumo

São notáveis as mudanças e novas formas de ensinar pelas quais o percurso educacional vem sofrendo para atender os novos discentes em dias atuais, num contexto de muita tecnologia e informação rápida disponíveis a qualquer momento. Considera-se que o curso de Enfermagem tem potencialidades para desenvolver atividades de cunho prático em diversas situações e agravos a saúde. O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada no Curso de Enfermagem de uma IES do interior de São Paulo na implementação da Simulação Realística como metodologia de ensino e aprendizagem, estratégia fomentadora de potencialidades no desenvolvimento de uma formação profissional crítica, reflexiva e humanística. Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa, tipo relato de experiência, que discorre sobre a Simulação Realística como metodologia de ensino aprendizagem no curso. A experiência vivenciada permitiu algumas reflexões fundamentais para a prática profissional docente no curso e envolveu o planejamento pelo guia de orientação; a aplicação do Check List; a realização do Debriefing da experiência vivenciada e a aplicação do Objective Structured Clinical Examination (OSCE). A estratégia teve boa aceitação por parte dos docentes por proporcionar momentos de intenso envolvimento na prática de ensino e aos discentes sensibilizados pelo acréscimo em seu aprendizado, consolidando a prática da Simulação Realística como uma metodologia de ensino aprendizagem no curso de Enfermagem.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
QUEIROZ, PATRICIA HELENA BRENO; PIVELLO, Luciane Gatti Perez; MENEGÓCIO, Alexandro Marcos. A SIMULAÇÃO REALÍSTICA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM COMO METODOLOGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1249>. Acesso em: 25 set. 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC