LIMITES E OPORTUNIDADES PEDAGÓGICAS SUSTENTADAS NAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CONTEXTO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

  • Edina Elisangela Zellmer Fietz
  • Liandra Pereira
  • Delcio Pereira
  • Sueli Maria Weiss Rank

Resumo




O objetivo do presente estudo foi identificar fatores geradores de interesse e engajamento dos alunos e professores nas metodologias ativas, no contexto dos cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas de uma universidade comunitária catarinense, com base na percepção dos discentes, oferecendo referenciais para melhoria da qualidade desses cursos. A pesquisa foi conduzida mediante protocolo quantitativo, expressando a percepção de 103 acadêmicos, com disciplinas ofertadas em regime semipresencial. No que tange a utilização de metodologias ativas, 57,3% dos acadêmicos aprovam sua adoção no ensino semipresencial. Em relação aos fatores geradores de interesse e utilização dos professores, fica evidenciada a relevância dos papeis a serem assumidos por docentes e discentes na construção do modelo pedagógico quando da utilização de metodologias ativas no ensino semipresencial. Acerca dos fatores geradores de interesse e engajamento dos alunos, destacou-se a necessidade da promoção de aulas mais interativas, com uso de tecnologias e maior articulação entre teoria e prática. Disponibilizam-se assim, elementos norteadores para subsidiar a gestão pedagógica, visando implementar inovações sustentadas nas metodologias ativas, mobilizando efetivamente os acadêmicos ao processo de aprendizagem mais integrado ao cotidiano profissional.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
FIETZ, Edina Elisangela Zellmer et al. LIMITES E OPORTUNIDADES PEDAGÓGICAS SUSTENTADAS NAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CONTEXTO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1250>. Acesso em: 22 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC