INVERTENDO A SALA DE AULA: UM PROPÓSITO PARA DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DO SUL DE MINAS

  • Dayanny Carvalho Lopes Alves

Resumo




Nas atuais tendências investigativas sobre a docência, o uso de tecnologias em sala de aula vem emergindo como uma temática relevante, que tem como referência os contextos e processos envolvidos na prática docente e no aprendizado do aluno. A ideia que deu origem a este projeto, teve como motivação a importância de integrar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) às disciplinas do curso de administração e seu grande potencial da colaboração no processo de ensino- aprendizagem. No modelo de sala de aula invertida, a ideia é que o objetivo de cada espaço seja invertido. Se, tradicionalmente, os alunos absorvem todo conteúdo em sala de aula e a fixação da matéria aprendida é feita em casa, com o aluno realizando tarefas e estudos por conta própria, na sala de aula invertida a lógica é contrária. Nessa proposta, o aluno irá aprender a matéria nova em casa, por conta própria, e estará em sala de aula contando com professores e tutores somente como apoio, para realizar a fixação do conteúdo. Objetiva-se com este projeto apresentar uma proposta para implantação da metodologia sala de aula invertida – flipped classroom – para o Curso de Administração de uma instituição pública do sul de Minas.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
ALVES, Dayanny Carvalho Lopes. INVERTENDO A SALA DE AULA: UM PROPÓSITO PARA DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DO SUL DE MINAS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1252>. Acesso em: 22 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC