ANÁLISE DO USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA ESCOLA MUNICIPAL CARMENCITA MATOS MAIA E ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA, PORTO NACIONAL-TO

  • Adriana Ferreira Lima
  • Marta Maria Pontim Darsie
  • Kênya Maria Vieira Lopes

Resumo

No campo educacional há classificação de dois tipos de tecnologias, as dependentes, a saber: que dependem de recursos elétricos /eletrônicos para seu funcionamento, e as independentes: as que não dependem desses recursos. No presente trabalho, buscou-se analisar o uso de das tecnologias no processo ensino-aprendizagem da Escola Municipal Carmencita Matos Maia e Escola Família Agrícola, localizadas em Porto Nacional – TO. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2018 e 2019. Do ponto de vista da abordagem é de natureza qualitativa, sendo classificada pelo tipo de procedimento técnico como de “levantamento”. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas destinado aos professores. Dos 25 professores das escolas, 15 participaram da pesquisa. Os resultados indicam que 61% dos professores têm maior facilidade de manuseio com as tecnologias dependentes, e que sempre utilizam tais tecnologias para planejamento e ensino. As informações contidas nos resultados da presente pesquisa servirão de reflexão sobre as práticas pedagógicas dos professores em escolas do campo.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
LIMA, Adriana Ferreira; DARSIE, Marta Maria Pontim; LOPES, Kênya Maria Vieira. ANÁLISE DO USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA ESCOLA MUNICIPAL CARMENCITA MATOS MAIA E ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA, PORTO NACIONAL-TO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1253>. Acesso em: 09 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC