INTERLOCUÇÃO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS RELACIONADAS AO USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Resumo
Esse resumo expandido analisa os resultados de pesquisas realizadas sobre as políticas públicas e o uso das tecnologias digitais no cotidiano escolar. O objetivo principal desse estudo é discutir o que regulam essas políticas em relação à infraestrutura adequada, bem como formação de professores e ajustes do currículo escolar. As análises de conteúdo de dois artigos, uma dissertação e um capítulo de livro, sobre esse tema, foram objetos discutidos numa disciplina do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UNIDERP. A partir de uma coleta de dados dos referidos artigos, foi organizado um histórico, analisando as políticas públicas e tecnologias de ensino, da década de 1980 até os dias de hoje, abordando programas como EDUCOM, o Programa Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo, o Plano Nacional de Educação - PNE, que não falam especificamente de tecnologia, mas, têm metas relacionadas a ela, e o Programa de Inovação Educação Conectada. Notou-se que todos os programas analisados tinham como objetivos, tanto a aquisição de equipamentos tecnológicos como a formação dos professores, contudo, a maior preocupação estava direcionada à tecnologia como artefato técnico e não adequadamente sobre o preparo de docentes para o uso digital.