ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO SÍNCRONA PARA INTERATIVIDADE E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DO MUNDO PÓS-COVID19: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Regivaldo Sousa FERREIRA
  • Renato Cristiano MONTANHER
  • Felipe Rodrigues Martinez BASILE
  • Thiago Pedro Donadon HOMEM
  • Leonardo Juan Ramírez LÓPEZ

Resumo

Esse relato de experiência apresenta ações estratégicas de interatividade e interação online para o ensino e aprendizagem por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), dentro da percepção de um ambiente virtual para construção do conhecimento colaborativo em cenário de isolamento presencial decorrente da COVID-19. O objetivo do trabalho é apresentar essas estratégias de comunicação síncronas que utilizam diferentes recursos tecnológicos digitais de informação e comunicação seguindo as melhores práticas do modelo de EaD. Nosso relato de experiência foi estruturado em: antecedentes e motivação, epistemologia, planejamento e desenvolvimento, e os resultados alcançados durante o uso de espaço virtual no formato de webinar. Os principais resultados e discussão ressaltam aspectos relacionados: ao espaço virtual e a interação aluno-professor e professor-professor, a conectividade e interatividade por meio de diferentes recursos tecnológicos, a colaboração e a construção do conhecimento tácito e explícito, e por fim a reflexão das ações realizadas com alunos e professores do curso superior de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
FERREIRA, Regivaldo Sousa et al. ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO SÍNCRONA PARA INTERATIVIDADE E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DO MUNDO PÓS-COVID19: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1256>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC