IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
A EaD, no Brasil, passa por transformações significativas nos últimos anos e gera novas demandas na área, na busca da qualidade dos cursos oferecidos nessa modalidade educacional. O presente estudo se utilizou de pesquisa bibliográfica com abordagem metodológica qualitativa, ao investigar os princípios norteadores envolvidos na implementação de cursos EaD no Ensino Superior. Buscou-se verificar alguns dos principais itens necessários ao sucesso da implementação de um curso superior EaD: gestão acadêmica fundamentada em gestão por projetos, TICs, seleção de materiais didáticos, modelos andragógicos e fatores motivacionais de permanência do aluno no curso EaD. Ao desenvolver a pesquisa, observou-se a importância da gestão de implementação de cursos a distância no Ensino Superior. Um bom projeto de gestão, com etapas claras e bem definidas, com materiais didáticos adequados e uma proposta orientada ao público adulto, motiva o aluno e desta forma diminui a evasão, a qual é um dos desafios da modalidade educacional. Entre outros benefícios da EaD, observou-se que ela contribui, de forma direta, para a inclusão digital e, como consequência, a inclusão social.