IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR

  • Samáris Ramiro Pereira
  • Ívia Campos Previtali-Sampaio
  • Jovelino Sérgio Seraphim
  • Sueli Aparecida Loddi
  • Vanessa de Souza Brick

Resumo




A EaD, no Brasil, passa por transformações significativas nos últimos anos e gera novas demandas na área, na busca da qualidade dos cursos oferecidos nessa modalidade educacional. O presente estudo se utilizou de pesquisa bibliográfica com abordagem metodológica qualitativa, ao investigar os princípios norteadores envolvidos na implementação de cursos EaD no Ensino Superior. Buscou-se verificar alguns dos principais itens necessários ao sucesso da implementação de um curso superior EaD: gestão acadêmica fundamentada em gestão por projetos, TICs, seleção de materiais didáticos, modelos andragógicos e fatores motivacionais de permanência do aluno no curso EaD. Ao desenvolver a pesquisa, observou-se a importância da gestão de implementação de cursos a distância no Ensino Superior. Um bom projeto de gestão, com etapas claras e bem definidas, com materiais didáticos adequados e uma proposta orientada ao público adulto, motiva o aluno e desta forma diminui a evasão, a qual é um dos desafios da modalidade educacional. Entre outros benefícios da EaD, observou-se que ela contribui, de forma direta, para a inclusão digital e, como consequência, a inclusão social.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
PEREIRA, Samáris Ramiro et al. IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1257>. Acesso em: 26 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC