AS GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: ANÁLISE DE UTILIZAÇÃO E POTENCIALIDADES

  • Angelo Hartmann Pires
  • Helena Midori Kashiwagi

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo descrever o uso das Geotecnologias e suas potencialidades no Ensino das Ciências Ambientais por docentes do Ensino Básico. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizada a Metodologia da Problematização com o uso do Arco de Maguerez, o qual foi adaptado de acordo com as especificidades do tema da pesquisa. A sequência do Arco de Maguerez se iniciou a partir de uma realidade a ser desvelada, passando pelas fases de observação, na qual se definiu o problema e os objetivos; a fase de teorização e pesquisa bibliográfica; e a fase de execução, constituída por meio da aplicação e análise de questionários e de um Curso de Extensão, realizado em 20 horas como possível solução para a problemática inicial. No curso aplicado, pode-se evidenciar por meio da técnica metodológica Grupo Focal que há grande interesse por parte dos docentes em aperfeiçoar seus conhecimentos no campo da tecnologia e conhecer novas ferramentas que contribuam para suas formações, de modo a valorizar as questões ambientais e as dinâmicas entre espaço e sociedade.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
PIRES, Angelo Hartmann; KASHIWAGI, Helena Midori. AS GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: ANÁLISE DE UTILIZAÇÃO E POTENCIALIDADES. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1260>. Acesso em: 24 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC