GESTÃO DA ESCOLA E AS EMERGÊNCIAS DA TECNOLOGIA DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): SOLUÇÃO OU ILUSÃO PARA A AÇÃO EFICAZ
Resumo
A gestão escolar, em tempos de Covid 19, tem sido grande aliada do poder público para a condução de encaminhamentos para (sobre)vivência em tempos em que a escola não está recebendo presencialmente os alunos. Todas as escolas dos 654 municípios do Estado de São Paulo foram fechadas e no município de São Paulo foram propostas medidas emergenciais – produção de materiais (Trilhas de aprendizagens) bem como os investimentos nas TDICs – que tiveram por objetivo ampliar a ação gestora para intensificar as interações com professores, alunos e comunidade externa. Tais medidas, por sua vez, têm resultado em esforços pouco produtivos demonstrando a fragilidade do poder público na condução de episódios em que se excedem suas competências descritas nas políticas urbanas. O objetivo do estudo é apresentar um modelo avaliativo que seja capaz de revelar a (in)insuficiência destas medidas que precisam ser avaliadas para além do uso funcional da escola.