GESTÃO DA ESCOLA E AS EMERGÊNCIAS DA TECNOLOGIA DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): SOLUÇÃO OU ILUSÃO PARA A AÇÃO EFICAZ

  • Eduardo Paiva Oliveira
  • Sandra Lúcia Ferreira

Resumo




A gestão escolar, em tempos de Covid 19, tem sido grande aliada do poder público para a condução de encaminhamentos para (sobre)vivência em tempos em que a escola não está recebendo presencialmente os alunos. Todas as escolas dos 654 municípios do Estado de São Paulo foram fechadas e no município de São Paulo foram propostas medidas emergenciais – produção de materiais (Trilhas de aprendizagens) bem como os investimentos nas TDICs – que tiveram por objetivo ampliar a ação gestora para intensificar as interações com professores, alunos e comunidade externa. Tais medidas, por sua vez, têm resultado em esforços pouco produtivos demonstrando a fragilidade do poder público na condução de episódios em que se excedem suas competências descritas nas políticas urbanas. O objetivo do estudo é apresentar um modelo avaliativo que seja capaz de revelar a (in)insuficiência destas medidas que precisam ser avaliadas para além do uso funcional da escola.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
OLIVEIRA, Eduardo Paiva; FERREIRA, Sandra Lúcia. GESTÃO DA ESCOLA E AS EMERGÊNCIAS DA TECNOLOGIA DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): SOLUÇÃO OU ILUSÃO PARA A AÇÃO EFICAZ. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1261>. Acesso em: 19 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC