ANÁLISE PRELIMINAR DA CONTRIBUIÇÃO DAS TIC PARA A CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS EM UM MESTRADO PROFISSIONAL DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL

  • Rafael Inácio Sousa Martins
  • Marilia Macorin de Azevedo
  • Celi Langhi

Resumo

Este estudo preliminar se propôs à análise do uso de TIC em um mestrado profissional em educação profissional de uma instituição pública paulista, durante o isolamento social, como medida para a continuidade de atividades acadêmicas. Caracteriza-se pela abordagem qualitativa, de natureza aplicada e de caráter exploratório, metodologicamente situado como pesquisa documental e bibliográfica. Constitui-se de um panorama do cenário mundial e brasileiro da pandemia e seus impactos para a educação; descrição das medidas legais em educação adotadas pelo governo federal; overview das discussões sobre o uso de TIC na educação; análise do uso de TIC como medida para a continuidade das atividades acadêmicas de um mestrado profissional em educação profissional, a partir de documentos institucionais. Os achados iniciais apontam a coerência entre legalidade e realidade nas medidas adotadas pela instituição analisada, além da potencialidade no uso da aplicação MS Teams como TIC para a educação. Considera-se a necessidade de ampliação do estudo futuramente, através da análise do uso do MS Teams pelos mestrandos e docentes, após o primeiro semestre letivo de 2020.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MARTINS, Rafael Inácio Sousa; AZEVEDO, Marilia Macorin de; LANGHI, Celi. ANÁLISE PRELIMINAR DA CONTRIBUIÇÃO DAS TIC PARA A CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS EM UM MESTRADO PROFISSIONAL DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1262>. Acesso em: 27 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC