ANÁLISE PRELIMINAR DA CONTRIBUIÇÃO DAS TIC PARA A CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS EM UM MESTRADO PROFISSIONAL DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL
Resumo
Este estudo preliminar se propôs à análise do uso de TIC em um mestrado profissional em educação profissional de uma instituição pública paulista, durante o isolamento social, como medida para a continuidade de atividades acadêmicas. Caracteriza-se pela abordagem qualitativa, de natureza aplicada e de caráter exploratório, metodologicamente situado como pesquisa documental e bibliográfica. Constitui-se de um panorama do cenário mundial e brasileiro da pandemia e seus impactos para a educação; descrição das medidas legais em educação adotadas pelo governo federal; overview das discussões sobre o uso de TIC na educação; análise do uso de TIC como medida para a continuidade das atividades acadêmicas de um mestrado profissional em educação profissional, a partir de documentos institucionais. Os achados iniciais apontam a coerência entre legalidade e realidade nas medidas adotadas pela instituição analisada, além da potencialidade no uso da aplicação MS Teams como TIC para a educação. Considera-se a necessidade de ampliação do estudo futuramente, através da análise do uso do MS Teams pelos mestrandos e docentes, após o primeiro semestre letivo de 2020.