GAMIFICAÇÃO NO ENSINO COMO PRÁTICA MOTIVACIONAL NA EDUCAÇÃO 4.0

  • Wesley Souza
  • Carina Rondini
  • Luciene Rodrigues Cavalcanti

Resumo




As estratégias de ensino focados no modelo tradicional já não mais conseguem se tornar atrativas para os alunos dessa nova geração. É necessário a desmistificação de novas estratégias de ensino que tragam a mudança desse comportamento. A educação 4.0, a qual é vivenciada nos dias atuais, deve ser compreendida no tocante as estratégias de ensino modificadas para alcançar um público cada vez mais tecnológcio e com compreensões de estruturas motivacionais cada vez mais diversas e complexas. Para tanto são abordados conceitos da neuroeducação, inteligências múltiplas e o papel dos jogos e suas aplicações na formação pedagógica do indivíduo a partir do ensino fundamental I. Será demonstrado o uso de uma plataforma virtual de apoio ao ensino presencial que administra e aplica a gamificação durante todo o processo de ensino aprendizagem. A aplicação das estratégias e materias contidas nesse trabalho, esta em processo de implantação e geração de resultados em uma instituição de ensino pública na cidade de Votuporanga-SP.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
SOUZA, Wesley; RONDINI, Carina; CAVALCANTI, Luciene Rodrigues. GAMIFICAÇÃO NO ENSINO COMO PRÁTICA MOTIVACIONAL NA EDUCAÇÃO 4.0. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1264>. Acesso em: 23 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC