GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO COMBATE À EVASÃO: POTENCIALIDADES DA IMPLEMENTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

  • Adilson Rocha Ferreira
  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
  • Raphael de Oliveira Freitas

Resumo




Esta pesquisa relaciona os processos de ensino e de aprendizagem na cultura digital e busca ampliar a concepção das estratégias de aprendizagem em cursos de graduação de formação de professores, incluindo a gamificação como elemento de combate à evasão. O objetivo principal da pesquisa consiste em analisar o desenvolvimento de situações de aprendizagem, utilizando o conceito de gamificação, na perspectiva da configuração de Espaços de Convivência Híbridos e Multimodais, bem como na compreensão da contribuição desse conceito para a aprendizagem em cursos de nível superior de formação de professores e sua contribuição no combate à evasão. De natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, tem como método para seu desenvolvimento a pesquisa-ação. Para a análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo. Com o desenvolvimento dessa pesquisa em uma turma piloto, os seguintes resultados são encontrados: desenvolvimento de situações de aprendizagem, utilizando o conceito de gamificação, na perspectiva da configuração de Espaços de Convivência Híbridos e Multimodais; a compreensão da contribuição da Gamificação no combater a evasão.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
FERREIRA, Adilson Rocha; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; FREITAS, Raphael de Oliveira. GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO COMBATE À EVASÃO: POTENCIALIDADES DA IMPLEMENTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1266>. Acesso em: 29 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC