ANÁLISE TEXTUAL DE CONTEÚDOS EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE TUTORES E A PRESENÇA SILENCIOSA DAS COMPETÊNCIAS SOCIOAFETIVAS NA TUTORIA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o conteúdo desenvolvido em cursos de formação de tutores, mais precisamente o estudo investigatório propõe-se a verificar se as competências socioafetivas são abordadas nesses cursos ou se elas ainda permeiam a EaD apenas como o “perfil” do profissional. A metodologia utilizada foi uma análise qualitativa do conteúdo textual dos conteúdos estabelecidos em cursos de formação de tutores destinados a profissionais com vínculo a Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), por meio de análises estatísticas e análise de similitude entre os segmentos textuais analisados pelo software IRAMUTEQ. Os dados obtidos nos mostraram uma preocupação em abordar conteúdos relativos às funções de mediação de conteúdos e controle dos estudantes no Ambiente de Aprendizagem Virtual- AVA, ainda relacionado à aprendizagem, avaliação e procedimentos pedagógicos e didáticos, sem abordagem específica de competências e sem destaque para as socioafetivas. Ao cruzarmos esses dados com outros estudos que abordam as funções atribuídas a tutores também notamos falta de formação e práticas formais relacionadas a essas competências. Por meio do estudo, inferimos a necessidade da abordagem de competências socioafetivas na formação de tutores, já que o vínculo produzido através das mesmas influências na permanência do estudante na EaD e consequentemente na potencialização desta modalidade de ensino enquanto produtora de sentidos e mudanças sociais.