ANÁLISE TEXTUAL DE CONTEÚDOS EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE TUTORES E A PRESENÇA SILENCIOSA DAS COMPETÊNCIAS SOCIOAFETIVAS NA TUTORIA

  • Cristiano da Cruz Fraga
  • CECILIA DECARLI
  • Cíntia Inês Bol

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o conteúdo desenvolvido em cursos de formação de tutores, mais precisamente o estudo investigatório propõe-se a verificar se as competências socioafetivas são abordadas nesses cursos ou se elas ainda permeiam a EaD apenas como o “perfil” do profissional. A metodologia utilizada foi uma análise qualitativa do conteúdo textual dos conteúdos estabelecidos em cursos de formação de tutores destinados a profissionais com vínculo a Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), por meio de análises estatísticas e análise de similitude entre os segmentos textuais analisados pelo software IRAMUTEQ. Os dados obtidos nos mostraram uma preocupação em abordar conteúdos relativos às funções de mediação de conteúdos e controle dos estudantes no Ambiente de Aprendizagem Virtual- AVA, ainda relacionado à aprendizagem, avaliação e procedimentos pedagógicos e didáticos, sem abordagem específica de competências e sem destaque para as socioafetivas. Ao cruzarmos esses dados com outros estudos que abordam as funções atribuídas a tutores também notamos falta de formação e práticas formais relacionadas a essas competências. Por meio do estudo, inferimos a necessidade da abordagem de competências socioafetivas na formação de tutores, já que o vínculo produzido através das mesmas influências na permanência do estudante na EaD e consequentemente na potencialização desta modalidade de ensino enquanto produtora de sentidos e mudanças sociais.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
FRAGA, Cristiano da Cruz; DECARLI, CECILIA; BOL, Cíntia Inês. ANÁLISE TEXTUAL DE CONTEÚDOS EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE TUTORES E A PRESENÇA SILENCIOSA DAS COMPETÊNCIAS SOCIOAFETIVAS NA TUTORIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1267>. Acesso em: 20 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC