ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Caroliny Victoria dos Santos SILVA
  • Nathalya Ribeiro SILVA
  • Maria Glaucia Saraiva FERREIRA
  • Brunna Lopes NEVES
  • Rebeca Caroline Fernandes PRUDÊNCIO
  • Ruth Costa da SILVA

Resumo

O advento do Ensino a distância (EaD) permitiu que o processo de ensino-aprendizagem associado ao uso de tecnologias rompesse as barreiras do modelo tradicional de sala de aula. Esse método de ensino foi intensificado após a pandemia pelo vírus causador da COVID-19, inclusive para os estudantes de cursos da área da saúde. Diante disso, este estudo teve como objetivo identificar as estratégias de educação a distância oferecidas pelas universidades para estudantes da área da saúde em tempos de pandemia. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura científica com levantamento nas bases de dados PubMed, Medline, Lilacs e Scielo, acessadas por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os resultados evidenciaram que as principais estratégias utilizadas pelas instituições de ensino para os cursos da saúde sob a modalidade EaD são o uso de metodologias ativas com base em aplicação de casos clínicos, workshops, situações problema, aulas virtuais e recursos de apoio como textos, que podem ser acessados de modo remoto. Sabe-se que existem barreiras a serem superadas nos métodos de EaD já que influenciam no desenvolvimento de habilidades e particularmente na área da saúde, nas habilidades técnicas dos estudantes, mas a curto prazo, as iniciativas têm sido positivas ao processo de constância e evolução da educação no Brasil. Palavras-chave: Educação a Distância. Saúde. Pandemia.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA, Caroliny Victoria dos Santos et al. ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1269>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC