APLICAÇÃO DE PROTÓTIPO DE MICROSCÓPIO CONFECCIONADO COM RESÍDUOS ELETRÔNICOS E MATERIAIS RECICLÁVEIS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE CIÊNCIA E NA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

  • Aline da Graça Sampaio
  • Cristiane Yumi Koga-Ito
  • Suzelei Rodgher
  • Isabela Maria Martins
  • Leandro Wagner Figueira
  • Caroline Souza Senkiio
  • Clélia Aparecida de Paiva
  • Maria Alcionéia Carvalho de Campos
  • Mariana Raquel da Cruz Vegian
  • Lady Daiane Pereira Leite
  • Victoria Rodrigues Ribeiro
  • Laura Caldini Fujii
  • Júlia Gaspar Barbosa Corrêa
  • Gabriela dos Santos Simões
  • Bruna da Silva Andrade
  • Carla Juliana Nin

Resumo

Neste trabalho apresentamos os resultados de um projeto de extensão, voltado para a educação de alunos do ensino fundamental da rede pública de São José dos Campos - SP. A atividade teve como foco a conscientização ambiental e auxílio no processo de aprendizagem de ciências, através da aplicação de um protótipo de microscópio de baixo custo, confeccionado com resíduos eletroeletrônicos e materiais recicláveis. A metodologia consistiu na realização de uma oficina composta pelo aprendizado de conceitos sobre resíduos sólidos e sua reciclagem, dinâmica de responsabilização na geração e separação de resíduos, discussão sobre a geração e reciclagem de resíduos eletroeletrônicos, construção e utilização de um protótipo de microscópio com aprendizagem em biologia e física e aplicação de questionário estruturado pré e pós oficina. A atividade fundamentou-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), composta na Agenda 2030 da ONU que envolvem as temáticas de “Educação de qualidade” (ODS 4) e “Consumo e produção responsáveis” (ODS 12), assim como na observação e experimentação como estratégia didática para a obtenção e assimilação de informações. Os resultados indicaram incremento no conhecimento dos discentes relacionados aos resíduos, célula e funcionamento de um microscópio, confirmando a contribuição da atividade como melhoria no processo ensino – aprendizagem de ciências e conscientização ambiental. O protótipo, por ser de baixo custo e de fácil operação, pode aprimorar a infraestrutura de ensino das escolas, além de ser uma ferramenta interessante para auxiliar no ensino à distância.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
DA GRAÇA SAMPAIO, Aline et al. APLICAÇÃO DE PROTÓTIPO DE MICROSCÓPIO CONFECCIONADO COM RESÍDUOS ELETRÔNICOS E MATERIAIS RECICLÁVEIS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE CIÊNCIA E NA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1271>. Acesso em: 20 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição