APLICAÇÃO DE PROTÓTIPO DE MICROSCÓPIO CONFECCIONADO COM RESÍDUOS ELETRÔNICOS E MATERIAIS RECICLÁVEIS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE CIÊNCIA E NA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
Resumo
Neste trabalho apresentamos os resultados de um projeto de extensão, voltado para a educação de alunos do ensino fundamental da rede pública de São José dos Campos - SP. A atividade teve como foco a conscientização ambiental e auxílio no processo de aprendizagem de ciências, através da aplicação de um protótipo de microscópio de baixo custo, confeccionado com resíduos eletroeletrônicos e materiais recicláveis. A metodologia consistiu na realização de uma oficina composta pelo aprendizado de conceitos sobre resíduos sólidos e sua reciclagem, dinâmica de responsabilização na geração e separação de resíduos, discussão sobre a geração e reciclagem de resíduos eletroeletrônicos, construção e utilização de um protótipo de microscópio com aprendizagem em biologia e física e aplicação de questionário estruturado pré e pós oficina. A atividade fundamentou-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), composta na Agenda 2030 da ONU que envolvem as temáticas de “Educação de qualidade” (ODS 4) e “Consumo e produção responsáveis” (ODS 12), assim como na observação e experimentação como estratégia didática para a obtenção e assimilação de informações. Os resultados indicaram incremento no conhecimento dos discentes relacionados aos resíduos, célula e funcionamento de um microscópio, confirmando a contribuição da atividade como melhoria no processo ensino – aprendizagem de ciências e conscientização ambiental. O protótipo, por ser de baixo custo e de fácil operação, pode aprimorar a infraestrutura de ensino das escolas, além de ser uma ferramenta interessante para auxiliar no ensino à distância.