DESAFIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Diante da importância e obrigatoriedade da Educação Física na educação básica brasileira e o contexto da pandemia de COVID-19, buscou-se relacionar a utilização de TIC e as aulas de EF Escolar. Compreender a dinâmica educacional no campo da Educação Física no ensino fundamental nos dias atuais define o objetivo geral. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida com base no método bibliográfico, optando-se por utilizar artigos de jornais, publicações governamentais e sites relacionados a educação, a fim de contribuir na elaboração do texto. Apresentamos a importância da manutenção de uma rotina de exercícios e atividades físicas, e identificamos o uso das TIC na Educação Física Escolar antes da pandemia, intensificado no contexto atual, além de abordar questões inerentes a exclusão digital, contextualizando os obstáculos que permeiam o uso das tecnologias. Os resultados preliminares apontam que a prática pedagógica emergencial, diante da COVID-19, pode contribuir para a reflexão dos docentes e profissionais da área. Nesse sentido, sinalizamos a importância da continuidade de pesquisas que envolvam os componentes da educação básica, inclusive a Educação Física, diante das TIC, a fim de promover um ensino cada vez mais atual e que contribua para a formação integral dos estudantes. Palavras-chave: Educação Física Escolar, TIC, COVID-19, ensino remoto emergencial.