ANÁLISES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO BÁSICO
Resumo
Esse trabalho se constitui um breve levantamento bibliográfico, para análises das políticas públicas para o uso de tecnologias no ensino básico, e se origina das discussões teóricas, realizadas durante as aulas da disciplina: Políticas Públicas para o Uso de Tecnologias no Ensino, de um Programa de Pós-Graduação stricto sensu Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, no contexto de uma Universidade da Rede Privada, localizada em Campo Grande – MS. Objetiva-se analisar os elementos constitutivos dos documentos oficiais que regulam o uso de tecnologias no ensino de aluno surdo, à partir do processo de regulamentação dessas políticas públicas, por meio de uma análise bibliográfica dos textos apresentados na referida disciplina. Utilizou-se a metodologia qualitativa em educação, sob a qual observou-se discussões críticas dos documentos oficiais, na citada breve revisão bibliográfica, baseada nos referidos textos. Os resultados parciais desses estudos, - considerando que a pesquisa está em fase inicial -, subsidiam a pesquisa mencionada, e ampliam o entendimento da regulamentação do uso de Tecnologias digitais e não digitais no contexto escolar no Brasil, mais especificamente, nas experiências pedagógicas da matemática com aluno surdo.