AS LIVES E OS DEBATES SOBRE O FAZER DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENTREMEANDO REFLEXÕES

  • REGINA APARECIDA CORREIA TRINDADE

Resumo

Covid-19, pandemia, crise sanitária, suspensão das aulas, desafios à educação, trabalho remoto, tecnologia e a função docente em meio a este contexto social, político e educativo. Diante desta realidade complexa e dos desafios que ela impõe, interessanos estabelecer um diálogo com um mecanismo de debate, via tecnologia/internet, que ganhou bastante visibilidade: as lives. Foram selecionadas quatro lives, de diferentes páginas no facebook, cujos conteúdos foram publicizados durante e após suas apresentações. Propôs-se, desta forma, dialogar com vários elementos trazidos pelas lives buscando compreender os desafios presentes à educação pública e gratuita e ao fazer docente nos momentos pré-pandemia, imbricados no tensiosamento de um projeto de educação defendido pelos grupos hegemônicos, cujas relações foram intensificadas e agudizadas com a pandemia; com o momento atual e a discussão em torno do fazer docente, do trabalho remoto, dos conteúdos intermediados pela tecnologia. Compreende-se que estes debates precisam ser ampliados aos pares para que possamos ter clareza do que está em jogo e da necessidade de uma mobilização entre educadores, estudantes e pais de alunos em prol da manutenção da esfera pública da educação brasileira. 

Publicado
2020-08-28
Como Citar
TRINDADE, REGINA APARECIDA CORREIA. AS LIVES E OS DEBATES SOBRE O FAZER DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENTREMEANDO REFLEXÕES. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1274>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC