AS LIVES E OS DEBATES SOBRE O FAZER DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENTREMEANDO REFLEXÕES
Resumo
Covid-19, pandemia, crise sanitária, suspensão das aulas, desafios à educação, trabalho remoto, tecnologia e a função docente em meio a este contexto social, político e educativo. Diante desta realidade complexa e dos desafios que ela impõe, interessanos estabelecer um diálogo com um mecanismo de debate, via tecnologia/internet, que ganhou bastante visibilidade: as lives. Foram selecionadas quatro lives, de diferentes páginas no facebook, cujos conteúdos foram publicizados durante e após suas apresentações. Propôs-se, desta forma, dialogar com vários elementos trazidos pelas lives buscando compreender os desafios presentes à educação pública e gratuita e ao fazer docente nos momentos pré-pandemia, imbricados no tensiosamento de um projeto de educação defendido pelos grupos hegemônicos, cujas relações foram intensificadas e agudizadas com a pandemia; com o momento atual e a discussão em torno do fazer docente, do trabalho remoto, dos conteúdos intermediados pela tecnologia. Compreende-se que estes debates precisam ser ampliados aos pares para que possamos ter clareza do que está em jogo e da necessidade de uma mobilização entre educadores, estudantes e pais de alunos em prol da manutenção da esfera pública da educação brasileira.