APLICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DA BNCC NA CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS

  • Moisa Aparecida Silva Rocha
  • Gabriel Gerber Hornink

Resumo

Este trabalho apresenta uma sequência didática (SD) que utiliza do software Scratch como possibilidade de criação autoral em aulas de Língua Portuguesa, contemplando, assim, competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é descrever uma possibilidade de trabalho que contemple as exigências propostas para o uso das novas mídias digitais. A partir de uma pesquisa participante, desenvolveu-se um estudo exploratório qualitativo junto a alunos do ensino fundamental II de uma escola pública sul mineira. Fez-se uma análise das narrativas produzidas pelos alunos, pontuando as ações desenvolvidas pelo professor. Apoia-se em pesquisas realizadas entre 2017 e 2020, destacando, primeiramente, políticas públicas voltadas para as tecnologias digitais em escolas brasileiras, perpassando por algumas pesquisas que têm como direcionamento a BNCC. Destacou-se que o trabalho realizado fez com que os alunos utilizassem os conhecimentos historicamente construídos, pois por meio de uma análise crítica do lugar onde vivem construíram as narrativas digitais, utilizando diferentes linguagens e exercendo protagonismo em suas criações. Logo, evidencia resultados favoráveis a ação mediadora do professor junto a uma SD com um viés na BNCC.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ROCHA, Moisa Aparecida Silva; HORNINK, Gabriel Gerber. APLICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DA BNCC NA CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1277>. Acesso em: 15 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC